Petista deu a declaração ao lado do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que está em visita oficial ao Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu nesta sexta-feira (3) ao vice-presidente Geraldo Alckmin que leve o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, a uma churrascaria para que o país oriental passe a importar carne brasileira.
O petista deu a declaração ao lado de Kishida, que está no Brasil em visita oficial. Antes de um pronunciamento à imprensa, Lula e o japonês tiveram uma reunião fechada. A inserção de produtores brasileiros no mercado de carne bovina japonês foi um dos tópicos discutidos no encontro entre Lula e Fumio Kishida.
Segundo o Palácio do Planalto, o Japão importa 70% da carne bovina que consome e, desse total, 80% é fornecido por Estados Unidos e Austrália. Por isso, o governo brasileiro tem um interesse histórico em entrar nesse mercado.
O Planalto afirma ainda que o Brasil quer ampliar a importação de carne suína para o Japão. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina é habilitado para esse comércio.